____________________________________________________________________________________________________________________

domingo, 30 de junho de 2013

Criticando #15 : Universidade Monstros

Título Original : Monsters University
EUA , 2013 - 110 min.
Animação
Direção: Dan Scanlon
Roteiro: Robert L. Baird, Daniel Gerson, Dan Scanlon 
Elenco: Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi, Helen Mirren, Peter Sohn, Joel Murray, Sean Hayes, Dave Foley...

Nesse Prelúdio, Mike, aquele monstro verde de um olho só, que já conhecemos desde Monstros S.A, entra na Universidade Monstro, com o sonho de ser um assustador,  é em sua primeira aula de susto que conhece Sullivan, e um desentendimento entre os dois faz com que sejam expulsos do curso, e agora eles precisam ganhar um campeonato para conseguirem se tornar Assustadores.

O Clichê quando bem trabalhado pode render ótimas histórias, e a Pixar, mais do que qualquer  outra, sabe muito bem disso.
Universidade Monstros, um prelúdio sobre a história de Monstros S.A,  começa com Mike ainda criança sonhando com o seu futuro de assustador.
A Universidade é o primeiro passo para realizar seu maior desejo. É então que você, espectador, acha que entendeu a animação, e já sabe o final, mas não você está ERRADO!
É isso que faz dessa animação única!  A Pixar te joga em um mundo de clichês animados, e depois te surpreende.

Grandes acertos de Universidade Monstros:

É um pouco redundante dizer que a qualidade de uma animação Pixar, supera expectativas, mas é
interessante como a qualidade gráfica, não faz a animação perder a identidade, nada parece "de verdade", é
tudo muito lúdico, colorido, e com formas exageradas, mas é com os detalhes que você se impressiona, o movimento do gramado, os pelos de Sullivan, a textura dos objetos e personagens, que são intensificados com o 3D de excelente qualidade.
O roteiro de Robert L. Baird, Daniel Gerson e Dan Scanlon , veio para deixar muito Live Action com inveja, a história não cai no comodismo, menos ainda na previsibilidade, são várias as reviravoltas do filme, e
piadas que variam entre o pastelão clássico, aquele do monstro caindo na esteira (que faz qualquer criança rir), até a mais sofisticada incongruência musical.
Cada personagem, não interessa se ele aparece por todo o filme, ou só por alguns segundos, tem uma personalidade, isso porque somos apresentados ao mundo universitários, temos o skatistas, os músicos, os
góticos, Nerds, populares... e por ai vai. Não é preciso estudar em uma universidade americana para reconhecer cada estereótipo.
Há muito o que se elogiar do roteiro, mas a "moral da história" merece atenção. Para quem espera um final feliz, no melhor estilo formatura americana, vá ao cinema preparado para uma grande surpresa. A Pixar mostra que existem vários caminhos para se conseguir o que quer, e ás vezes nada sai do jeito que você planeja, o importante é o trabalho em equipe, se aceitar como você é, e ter sempre um bom amigo ao seu lado. (PIXAR VOCÊ É LINDA).

E se você ainda acha que animação é "coisa de criança", Universidade Monstros está ai para te mostrar um mundo novo!


Sdds Boo *-* 

5 Anéis
 

Por Yara Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário