____________________________________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Especial #1: Animações Obrigatórias

A história da animação é bem longa, começa (acredite se quiser) na pré história, passa pelos brinquedos thaumatrope, Zoetrop, Flipbook   e chega as mãos de  Thomas A. Edison, mas foi com Branca de Neve, da Walt Disney, que a animação realmente ganhou seu espaço.
Lançado em 1937, Branca de Neve e os Sete Anões, foi o primeiro longa colorido de animação da história.Na época por não existir no Oscar uma categora de animação, o longa foi indicado a melhor trilha sonora, e 2 anos depois  Walt Disney foi homenageado com um Oscar especial, uma estatueta em tamanho normal, e outras sete pequenas.
E é com esse clássico que iniciamos o nosso primeiro especial, "Animações Obrigatórias".

1- Sinbad - A Lenda dos Sete Mares (DreamWorks Animation): Lançada em 2003 foi dirigida por Gilmore e Tim Johnson. Na história Sinbad é acusado de roubar o livro da paz, e para provar sua inocência, e salvar seu melhor amigo Proteu, ele tem que ir ao Tártaro  onde a Deusa do Caos, Éres guarda o livro. Porém Sinbad não parte apenas com sua tripulação, ele tem ajuda da noiva de Proteu, Marina, por quem acaba se apaixonando.
Além de ser uma história de pirata, Sinbad se prova uma das animações mais divertidas já criadas, isso porque o protagonista não tem o menor compromisso com a honra, não chega nem perto dos clichês de príncipe encantado, é praticamente um anti-herói. Enquanto isso temos Marina, uma garota de espírito aventureiro, que consegue desafiar Sinbad a cada frase. Mas quem realmente rouba a cena é a Vilã, Éres, você assiste o longa por dez minutos, e já simpatiza profundamente pela Deusa do Caos.
Outro ponto interessante de Sinbad é o estilo de humor, quase nunca cai no pastelão, as piadas são bem pensadas, e na maioria das vezes faz os adultos rirem mais do que as crianças.

 5 Anéis
                           
2- Caminho para El Dorado  (DreamWorks Animation) :  lançada em 2000 foi dirigida por Bibo Bergeron  , Will Finn, Don Paul e David Silverman. Caminho para El Dorado, conta a história de Túlio e Miguel dois espanhóis, que em um jogo, usando dados viciados ganham um mapa que leva para El Dorado ( cidade de ouro no Novo Mundo). A trapaça é logo descoberta e eles acabam entrando clandestinamente no navio de  Hernán Cortés, de onde escapam com a ajuda de um cavalo, Altivo, e conseguem chegar a El Dorado, onde são confundidos como Deuses.
Assim como em Sinbad, os protagonistas não apresentam nenhuma conduta moral,Túlio e Miguel são golpistas, que só pensam em enriquecer sem grandes dificuldades, mas eles evoluem durante a história. O humor é baseado justamente nessa "falta de moral", as piadas variam de roupas engraçadas, até textos rápidos.
O que mais impressiona nessa animação é o gráfico. Os cenários, principalmente em El Dorado, com suas cores fortes e formas exageradas, parecem quadro

                                          5 Anéis                                             
                                                  
3-Spirit - O Corcel Indomável (DreamWorks Animation) : De 2002 e com direção de Kelly Asbury e Lorna Cook, Spirit é uma animação de poucas falas, mas que consegue apresentar sua história muito bem. Em pleno século XVII, no Oeste americano, Spirit é um cavalo que resiste a ser domado, e em sua busca por liberdade constrói uma amizade com um Índio Lakota chamado Pequeno Rio, e se apaixona por uma égua chamada Chuva.
Além da arte maravilhosa, esse longa conta com uma trilha sonora incrível, é uma daquelas animações que você TEM que assistir a versão dublada, onde Paulo Ricardo interpreta as cações que traduzem os sentimentos do Corcel, (eu realmente acho a interpretação de Paulo Ricardo melhor do que a de  Bryan Adams), e ainda temos a trilha instrumental composta por Hans Zimmer.
                                                                        
5 Anéis

4-Alice no País das Maravilhas ( Walt Disney): Lançada em 1951, Alice no País das Maravilhas realizou
o sonho de Walt, que sempre quis animar o clássico romance do britânico Lewis Carroll, onde a garota Alice segue um coelho branco, e acaba em um outro mundo, "O país das Maravilhas", onde conhece personagens como o Lagarto Bill, o Chapeleiro Maluco e a Rainha Vermelha.
Na época de seu lançamento, Alice, não alcançou um grande público, mas depois de alguns anos conquistou a posição de "clássico" da Disney.
O design de animação, completamente a frente de seu tempo, serve como base ainda hoje para animadores.
Assistir Alice no País das Maravilhas,  é  como entrar na mente de uma criança, o "País das Maravilhas" de Walt, chega até mesmo a ser assustador de vez em quando, mas ainda assim é uma história leve, completamente infantil, e divertida de assistir.

4 Anéis


 5- A Princesa e o Sapo (Walt Disney Animation Studios): Esse é um pouco mais recente, lançado em  2009, e dirigida por  Ron Clements e John Musker. A princesa e o sapo, leva as clássicas histórias de
"Princesas Disney" para um outro nível. Nele  Tianna vive em  Nova Orleans (berço do Jazz), e sonha em abrir seu próprio restaurante. Ela trabalha para uma garota rica e mimada, da qual é melhor amiga. Durante um baile de Carnaval, Tianna acaba encontrando o sapo (um príncipe falido, que acabou amaldiçoado pelo vilão Dr. Facilier), e o beija a fim de acabar com a maldição, porém, como a jovem não é uma princesa, ela acaba sendo transformada em um sapo.
A Princesa e o sapo chega para quebrar os clichês Disney, Tianna é a primeira princesa negra da Disney, a história não se passa na Idade Média, não tem clichês de "Principe Encatado", ou de uma princesa que não consegue sobreviver sem se grande amor, ela é uma protagonista independente.
Mas o que mais chama a atenção é o vilão, Dr. Facilier, que trabalha com Voodoo e magia negra (sim estou falando de uma animação da Disney), a arte do personagem é ótima, e a maioria de suas cenas bizarras e assustadoras, realmente surpreendente.
E como já citei, a história se passa em Nova Orleans, portanto se prepare para uma trilha sonora com muito, mas MUITO Jazz!

4 Anéis


6- Anastasia (Fox Animation Studios): Lançado em 1997, foi a primeira animação da Fox, trazendo atores consagrados no time de dublagem. Baseado em uma história verdadeira e trazido às telas com uma fantástica animação e com as vozes de Meg Ryan e John Cusack, Anastasia é um épico em ação de tirar o fôlego e uma trama cheia de intrigas com uma encantadora mistura de aventura, romance, comédia e musical, conta a história de uma princesa russa perdida, Anastasia, e de sua inacreditável luta para descobrir sua verdadeira identidade. Quando a sombra da revolução atinge a Rússia, Anastasia, a filha mais jovem da família real, consegue escapar com vida. Anos mais tarde, ela encontra o belo, charmoso e confiável Dimitri. Mas, ao partirem para Paris em busca do legado de direito de Anastasia, eles têm que enfrentar uma incrível batalha contra o malvado monge Rasputin e seu ajudante inseparável, Bartok, o morcego. Com traço muito bem desenhados e com uma história real, essa animação da Fox consegue desbancar muitas da Disney. Fez tanto sucesso que rendeu até um spin-off com o morcego Bartok no papel principal.

5 Anéis

7- Lilo & Stitch (Walt Disney Animation Studios): Lançado em 2002, Lilo é uma pequena garota havaiana de 5 anos que adora cuidar de animais menos favorecidos e vive com sua irmã Nani. Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch, um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo. Embalado pelo clima Havaiano e com as músicas de Elvis Presley na trilha, Lilo & Stitch foi um sucesso imediato, rendendo várias sequência e até séries animadas na televisão.

5 Anéis


8- Hércules (Walt Disney Animation): De 1997, na morada dos deuses só existe alegria com o nascimento de Hércules, o filho de Zeus e Hera. Mas o deus do mundo subterrâneo, Hades, não compartilha desta felicidade, pois conspira para tomar o lugar de Zeus, o que só poderá ser feito quando os planetas estiverem alinhados (isto demorará 18 anos) e, como foi predito, se não houver intervenção de Hércules, que na época será um jovem. Assim Hades ordena para duas entidades que dêem para Hércules uma poção que o transformará num mortal. Ela precisava ser toda ingerida e, por Hércules não ter bebido uma gota, ainda fica nele uma centelha divina, que lhe dá uma enorme força. Porém ele não é mais um deus e assim não pode viver no Olimpo. Hércules passa a ter como pais adotivos Alcmena e Anfitrião. Hércules sente-se diferente dos demais jovens e então fica sabendo através de seus pais adotivos que sua origem é divina. Ele decide então voltar ao Monte Olimpo, mas para isto precisa antes se tornar um verdadeiro herói. Essa animação, uma das minhas favoritas da história, é muito divertida, rendendo uma trilha sonora super bacana com uns coadjuvantes divertidos e um vilão que é referência para muitos filmes de Mitos Gregos. Quem não sabe a letra de "Não direi" cantada pela Mégara e pelas Musas? 



5 Anéis


9- O Príncipe do Egito (DreamWorks Animation): Lançado em 1998, foi o primeiro longa de animação da DreamWorks e também a primeira animação que não pertencia aos estúdios Disney a arrecadar mais de 200 milhões nos cinemas. No Egito antigo, quando os hebreus lá viviam como escravos e o faraó Seti, temendo o constante nascimento de crianças hebréias, pois no futuro poderiam se tornar uma força que ameaçasse seu poder, ordena que todos os bebês hebreus do sexo masculino sejam afogados. Uma hebréia se desespera ao ver que seu filho poderá ser morto e, para salvá-lo, o coloca em uma cesta no rio. A criança acaba sendo encontrada pela rainha, assim Moisés é criado como irmão de Ramsés, o herdeiro do trono de Seti. Os dois crescem e se tornam grande amigos, mas Moisés acaba descobrindo sua origem, decide abandonar o palácio e libertar os hebreus, para levá-los para a Terra Prometida.

5 Anéis


10- Mulan (Walt Disney Animation): Lançado em 1998, baseia-se em uma lenda chinesa, quando os mongóis invadem a China, o imperador decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, uma jovem fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o único homem da família. Ele precisa ir, mesmo sabendo que certamente morrerá, para manter a honra da família. Assim, sua filha rouba sua armadura e espada, se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai, mas os espíritos dos ancestrais decidem protegê-la e ordenam a um dragão, que havia caído em desgraça, que convença a jovem a abandonar seu plano. Ele concorda, mas quando conhece a jovem descobre que ela não pode ter dissuadida e, assim, decide ajudá-la a cumprir sua perigosa missão de ir para a guerra e voltar viva. Outro filme com uma beleza de imagem gráfica incrível e uma trilha sonora impecável. Quem esquece do Mushu? Ou do Grilli? Ou da música da Christina Aguilera?



5 Anéis




A magia da animação nos cativando a cada ano!
Em breve a segunda parte do Especial!

Por Yara Oliveira e Guilherme Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário