Título Original: A Game Of Thrones - The Graphic Novel, Vol I
Roteiro: George R. R. Martin e Daniel Abraham
Desenhista: Tommy Patterson
240 páginas, 2012. Editora Barba Negra.
Fantasia/Romance/Épico.
Baseado na série de livros "As Crônicas de Gelo e Fogo", de George R. R. Martin.
"O inverno está chegando" é o lema da casa Stark, o feudo mais ao norte entre os que devem fidelidade ao Rei Robert Baratheon na distante Porto Real. Lá, Eddard Stark de Winterfell governa em nome do rei e vive em paz com sua mulher, Catelyn, seus filhos Robb, Brandon e Rickon, suas filhas Sansa e Ayra, e o bastardo Jon Snow. Mais ao norte, atrás da imponente Muralha, vivem os selvagens Wildlings. Depois que Jon Arryn, a Mão do Rei (segunda pessoa mais importante dos Sete Reinos depois de Vossa Majestade) morre em circunstâncias misteriosas, Robert se dirige a Winterfell com sua família: sua mulher, a rainha Cersei, seu filho, o príncipe Joffrey, e os irmãos da rainha, o esgrimista Jamie e o anão Tyrion, da poderosa casa Lannister. Enquanto isso, através do Mar Estreito, o príncipe Viserys, herdeiro da derrotada casa Targaryen, que uma vez governou toda Westeros, planeja recuperar o trono com o exército do bárbaro Dothraki, cuja lealdade ele pretende obter com a única moeda que possui: sua bela e ainda inocente irmã, Daenerys.
Para quem leu os livros, ou acompanha a série de TV, a HQ segue fielmente a proposta original do autor, narrando todos os conflitos pessoais, políticos e socias de Westeros. Logo de início, assim como no primeiro livro e no primeiro episódio do seriado, somos apresentados à Patrulha da Noite, um grupo de renegados do reino que devem servir em irmandade nos "limites" da terra. O objetivo principal da Patrulha, é defender a gigantesca Muralha que separa o reino dos homens fieis ao Rei (no momento, Robert I, da Casa Baratheon) dos selvagens que vivem sem leis do outro lado do muro. Há quem acredite que a Muralha defende o reino também de criaturas místicas e pavorosas, que não são vistas desde o último Grande Inverno, os Caminhantes Brancos, ou os "Outros". A partir dessa introdução, somos levados direto para o reino de Winterfell, onde se encontra o personagem (não digo principal, mas o personagem a quem a trama de desenvolve desde o início), Eddard Stark e também aos costumes, tradições e às Casas mais poderosas do continente.
Uma das coisas mais atraentes na HQ é o fato do artista Marshon Dillon, que fez o letreiramento, conseguir expressar os sentimentos e os pensamentos mais profundos dos personagens através de balões bem colocados e de uma linguagem totalmente explícita, sem todo o intrincamento do livro. Juntamente com o artista Tommy Patterson, George R. R. Martin e Daniel Abraham conseguem passar todas as mensagens importantes e fatos curiosos que são vistos tanto nos livros, quanto no seriado. Apesar do primeiro volume adaptar apenas o primeiro arco do livro Um, fica absolutamente nítido o potencial que a história possui e como os desdobramentos de atos do início da trama podem repercutir nos próximos volumes, tanto na história quanto nos personagens.
O que vale a pena ler e ver?
Basicamente, tudo. Desde a arte bem detalhada, até a história bem contada, a HQ comete poucos erros, que na maioria das vezes nem são visíveis para quem está sedento pela trama super bem desenvolvida. Mas vamos aos highlights.
1- A arte: Patterson, que admitiu ser grande fã dos livros da saga, não peca em nenhum instante e consegue reproduzir com clareza o visual proposto pela história e a caracterização dos personagens nas passagens do livro.
2- A fidelidade: Todos os cenários, caracterizações dos personagens, etc, estão fiéis ao livro. Muito mais fiéis que o seriado da HBO. Um dos exemplos da preocupação dos artistas em mostrar claramente e lealmente o universo de Westeros é a cor dos olhos da Princesa Daenerys, que são da cor lilás nos livros e azuis no seriado.
Nas imagens acima, é possível verificar o letreiramento do artista Marshon Dillon, que exprime detalhamente os pensamentos e angústias do personagem de Daenerys e também, a semelhança entre o Khal Drogo do seriado e da HQ. Um dos poucos personagens no seriado que está de acordo com o proposto nos livros.
Bom, o universo das Crônicas de Gelo e Fogo é um universo bastante intrincado e complexo, e para uma adaptação em mídia de quadrinhos, os artistas estão realmente de parabéns, pois de fato conseguiram detalhar a trama de Guerra dos Tronos de uma forma que não ficasse cansativa ou desanimada. Claro que sempre haverá falhas em comparativo com o livro, mas o que um bom observador deve entender é que livros, seriados, HQs, filmes, cada um possui seus trunfos e suas particulariedades e são mídias totalmente diferentes. Mas, para um livro que o próprio autor duvidava muito ser capaz de ser adaptado para qualquer outra mídia, tanto a HQ quanto o seriado estão de parabéns.
Selo Bran Stark de aprovação!
5 ANÉIS
Por Guilherme Campos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEntão, esta série é o mais baixado significa que todo o amor, e às vezes não há dinheiro suficiente para comprar original, mas eu sinceramente não tenho-se levantou dinheiro e eu preferi comprar bonecos colecionáveis que DVD. Estou ansioso para ver a quinta temporada, e eu não posso esperar para mim, eu amo Game of Thrones, D. B. Weiss é um produtor visionário, já que ninguém tem atrevisdo fazer o que ele, parabéns.
ResponderExcluir