____________________________________________________________________________________________________________________

domingo, 24 de março de 2013

Criticando #5: Os Croods

Título Original: Os Croods
98 min, 2013.Animação , Aventura , Comédia
Com Nicolas Cage, Ryan Reynolds, Emma Stone
Direção: Chris Sanders, Kirk DeMicco
DreamWorks


Da DreamWorks, Os Croods é uma animação que se passa na pré-hitória, contando como uma família de
"homens da caverna", que se mantiam longe do perigo, restringindo a vida em buscar alimentos e se proteger  dentro de uma caverna, graças a filha adolescente Eep deixam de se enconder e conhecem um mundo novo.

A DreamWorks é especialista em agradar a todos em uma sala de cinema, desde as crianças com as cores e o humor físico e pastelão, até os mais velhos com algumas piadas mais requintadas e uma boa moral de história.Com Os Croods isso não é diferente a animação prende facilmente qualquer espectador por seus, não tão longos, 98 minutos. 
Nada mais democrático do que o humor pastelão, tombos, sujeira e animais fofinhos rendem gargalhadas de crianças e adultos, mas quem diria que a DreamWorks brincaria tanto com o humor trágico? É impossível não rir e dizer "que horror" quando a pobre "baleia" é comida por pássaros fofos ou ainda quando o "cachorrinho" Douglas rola alegremente até cair da árvore.
Mas não se preocupem o filme não incentiva seus filhos a rirem das tragédias alheias... quero dizer... sério, seu filho aprenderá boas lições, a DreamWorks conseguiu sair daquelas morais batidas de "A amizade e a família é o que importa", mesmo essas sendo algumas das mensagens, ainda temos "siga os seus sonhos", "tenha ideias", " seja você mesmo", "diga eu te amo, afinal nunca se sabe quando será a última chance", "mude para melhor, "Se adapte"e "não tenha medo". Sim, a criança saírá "evoluída quanto a ser-humano" do cinema e os adultos sairão livres de clichês.


O visual de Os Croods não tem compromisso nenhum com a realidade, o traço mais "quadrado" dos protagonistas lembra Madagascar, sem grandes detalhes e textura de pele como em "Valente", mas com uma preocupação em detalhar cada fio de cableo, pelos da roupa e os olhos.
Porém o verdadeiro trabalho está no cenário deslumbrante, Chris Sanders, Kirk DeMicco praticamente criaram uma nova mitologia, cada planta tem uma forma em partilcular, completamente diferente de tudo o que você já viu. Os animais seguem essa mesma ideia, vemos pássaros com quatro asas e cascos de tartaruga,  cachorros-jacarés, morcegos-lagartos, tigres- corujas e alguns que nem se quer consigo identificar. Parece que tudo isso saiu da mente de uma criança e virou realidade através dos incríveis profissionais da DreamWorks.

Darwin curtiu isso

4 ANÉIS 

Por: Yara Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário