____________________________________________________________________________________________________________________

domingo, 14 de abril de 2013

Criticando #9: Oblivion

Título Original: Oblivion
126 min, 2013 ação/aventura/ficção científica
Com Tom Cruise, Morgan Freeman, Olga Kurylenko
Direção: Joseph Kosinski
Roteiro de Joseph Kosinski, Karl Gajdusek e Michael Arndt

Em um futuro apocalíptico Jack Harper (Tom Cruise) é responsável por consertar equipamentos em uma Terra devastada por uma guerra contra alienígenas, faltando apenas duas semanas para que ele e sua parceira possam voltar à lua de saturno, lugar onde agora reside a humanidade, Jack acaba sendo surpreendido quando uma personagem de um insistente sonho aparece e várias dúvidas sobre o verdadeiro objetivo de tudo começam a surgir.

Já estamos acostumados com os vários futuros apocalípticos do cinema, e Joseph Kosinski escolheu a clássica invasão alienígena, mas não o "durante invasão" e sim o "depois", somos introduzidos a uma terra pós destruição, onde até onde sabemos não há muito o que combater e a humanidade vive dos poucos recursos energéticos que restou no planeta abandonado.
Essa "Nova Terra" foi muito bem planejada por Kosinski que abusou do cinza e branco para mostrar a Terra sem vida e a tecnologia avançada, gráficos lindíssimos compõem esse cenário que nos mostra um ótimo uso dos efeitos especiais.
O roteiro de Oblivion conseguiu uma maneira interessante de entreter o espectador, nós somos mergulhados em um mundo sem fim de perguntas que demoram muito a serem respondidas e vão mudando conforme a trama, começamos com "quem é a mulher do sonho", passamos para "quem são os invasores", " o que a matriz quer?" entre várias e várias outras, admito que gostei muito disso no começo, é ótimo especular o rumo da história, mas chega um momento em que as perguntas são tantas que a história parece se perder, é então que chegamos ao meio do filme. Uma enrolação sem fim! Os roteiristas economizaram tantas respostas para o final, que aqueles vários minutos no meio seriam descartáveis não fossem as lindas cenas de ação e aquelas mesmas perguntas lá do começo que te fazem querer ver o que acontece.
Enquanto o meio é enrolado, o final consegue resolver tudo satisfatóriamente, finalmente as respostas surgem, ainda assim aos poucos, e acabam se ligando do jeito mais inesperado possível, a trama toma outro rumo, finalmente Morgan Freeman aparece no filme e o roteiro parece voltar aos trilhos.
Oblivion nos apresenta ótimas ideias,efeitos especiais lindíssimos e um roteiro que parece cair no comodismo e se apoiar no carisma dos protagonistas, você sai com aquele sensação de "já vi isso antes". Um bom filme que poderia ser ainda melhor.

http://24.media.tumblr.com/e7e5357bdcfdac4824f585b9a36383ba/tumblr_mjq8vznVNu1s3qv2qo4_250.gif
Neo já sabia o final

3 ANÉIS 

Por: Yara Oliveira

 






















                                                              













Nenhum comentário:

Postar um comentário